Você já conhece a cerimônia das areias?

Acredita-se que a cerimônia das areias teve início no Hawaí, nas cerimônias realizadas na areia, onde os noivos pegavam um punhado de areia para depositar juntos em um recipiente sobre o altar. Há também a hipótese de que a cerimônia das areias tenha nascido nos Estados Unidos, com os Apaches, que uniam areias coloridas numa tigela nas cerimônias de casamento. Conheça um pouco mais sobre essa linda celebração.

Casamento criativo - cerimonia das areias
Foto: www.casamentoecumenico.com.br

Hoje, a cerimônia das areias vem sendo adotada por muitos casais. Ela simboliza a união do casal, pois uma vez que as areias estiverem misturadas, não poderão ser separadas.

Para realizar a cerimônia das areias, é preciso:

  • Um vaso de vidro transparente, com tampa
  • Dois vasinhos pequenos com areias coloridas, sendo um para o noivo e outro para a noiva, em cores diferentes
  • Um outro vasinho pequeno com areia branca

Certifique-se que a areia dos vasinhos caiba perfeitamente no vaso principal.

A areia branca simboliza Deus, ela será a primeira a ser depositada no vaso principal. Nesse momento, os pais pegam o vasinho juntos e despejam a areia branca no vaso. Depois disso, os noivos pegam seus vasinhos, cada um com uma cor diferente, e vão despejando juntos no vaso maior, formando um lindo desenho. Enquanto as areias são depositadas, o celebrante vai dizendo algumas palavras que simbolizem este lindo momento.

Ao final, a areia branca estará ao fundo do vaso, representando a fé em Deus, e as areias coloridas estarão misturadas, simbolizando o casal que deixa de existir individualmente e passa a ser um só.

Dicas para o casal

  • Antes de escolher este tipo de cerimônia, certifiquem-se que o celebrante poderá realizá-la.
  • A cerimônia das areias pode contar (ou não) com a presença dos pais e padrinhos. Isso vai depender da vontade do casal.

Lindo, né?! Você conhece alguém que já fez a cerimônia das areias? Conta pra gente, deixa aqui um comentário.

 

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários via Facebook