Conheça os diferentes tipos de aliança

A aliança é um dos maiores símbolos da união e do compromisso entre um casal. Ela está nas mãos dos namorados, noivos e casados, remetendo à fidelidade e ao amor que existe entre os dois. Seu formato redondo, sem princípio nem fim, representa a eternidade dos laços.

Foto: EmLou Photography via Foter.com / CC BY-NC-ND
Foto: EmLou Photography via Foter.com / CC BY-NC-ND

Pode ser confeccionada em diversos materiais, como aço inoxidável, titânio, cobalto, ouro, prata e platina, mas claro que as alianças de ouro e de prata predominam no Brasil. Todos esses materiais podem ser combinados com outros metais, com madeiras e especialmente com pedras preciosas, que são as preferidas da mulherada.

Com o passar do tempo, foram sendo desenvolvidos vários tipos de alianças. A principal delas é a aliança tradicional, que é clássica e discreta, sem grandes detalhes, com superfície lisa ou fosca, indicada para noivado ou casamento. Diferente do que muitas pessoas acreditam, a aliança tradicional é diferente da anatômica, pois não é abaulada por dentro, ou seja, não tem aquela parte arredondada internamente.

Aliança tradicional de casamento
Foto: Keith Park via Foter.com / CC BY-NC-ND

Falando delas, as alianças anatômicas também são clássicas no mundo casamenteiro, e hoje já são as preferidas dos casais, justamente por serem mais confortáveis devido ao seu arredondamento interno e externo. Além disso, as alianças anatômicas também podem ter vários acabamentos, como fosco, liso, com detalhes, incluindo ou não pedrinhas preciosas.

Foto: Fotasca via Foter.com / CC BY-NC-ND
Foto: Fotasca via Foter.com / CC BY-NC-ND

Outro tipo conhecido é a aliança quadrada, que é mais moderna por ter chapa reta na parte externa e um design mais minimalista, sem nenhum traço curvo por fora. Por dentro, ela pode ou não ser anatômica, dependendo da escolha do casal.

Foto: Abhishek Jacob via Foter.com / CC BY-SA
Foto: Abhishek Jacob via Foter.com / CC BY-SA

Mas não para por aí. Você já ouviu falar nas alianças saturno? Elas possuem centro giratório e formato anatômico, sendo mais indicadas como alianças de compromisso. Geralmente elas são de prata e têm filetes de ouro, mas também existem modelos com apenas um material.

Foto: guccio@文房具社 via Foter.com / CC BY-NC
Foto: guccio@文房具社 via Foter.com / CC BY-NC

E tem também as alianças personalizadas, que são feitas especialmente para os casais que buscam algo exclusivo, com design diferente, fugindo totalmente dos parâmetros tradicionais. Aqui não há limites para a imaginação.

Foto: Parekh Cards, Flickr
Foto: Parekh Cards, Flickr

E aí, qual é o tipo de aliança que você prefere? Aliança tradicional, aliança quadrada, aliança anatômica, aliança personalizada ou aliança saturno? Conta pra gente!

Deixe seu comentário